Olá genteeeee,
Iai o que acharam da primeira matéria do blog, show né!?
Sempre é bom recebermos um boa massagem, principalmente quando estamos sobrecarregados com as atividades do dia a dia.
Mas hoje penúltimo dia do ano de 2015, estação VERÃO, trago uma informação e dicas de como cuidar da nossa visão, afinal quando chega o verão todo mundo quer ficar com aquela corzinha, cuidando e hidratando a pele para o bronze ser duradouro e saudável e deixamos um pouco de lado os nossos olhos, mas hoje vamos ficar por dentro dos cuidados e as atenções que temos que ter com os raios UV.
Vem comigo...
Os raios UV são bem prejudiciais a saúde se não tomarmos os cuidados cabíveis, porém a grande maioria das pessoas estão mais preocupadas com a pele (que também não pode descaçar), mas com o que nos guia vejo por ai pouquíssimas pessoas que estão realmente preocupadas com os efeitos dos raios UV na visão.
"Nossos corpos têm a habilidade de reparar e substituir células danificadas. O cristalino, contudo, é uma exceção, nunca sendo substituído. Por causa disto, doenças tais como cataratas podem aparecer como resultado de danos acumulados gradualmente nas proteínas do cristalino. E esses danos geralmente são causados pela radiação UV."
O banho de sol moderado, nas horas apropriadas e com proteção adequada é importante e fundamental para o desenvolvimento do nosso organismo, claro que não vamos ficar evitando o sol 24h por dia, até por que, vivemos em um país tropical e claro mesmo com os danos negativos o sol é fundamental para a nossa existência, mas repito, sendo moderado e com os devidos cuidados.
Uma observação bem relevante é que o exerço de raios solares, podem ser bastante prejudiciais, podendo causar o câncer de pele, como o melanoma e nas pálpebras.
Mas para todo mal, existe sempre o bem, então entre vários cuidados que podemos ter com a nossa visão, separei aqui alguns itens para que vocês possam ainda mais cuidar da saúde dos seus olhos.
Uma das melhores maneira é usar o filtro UV, que ajudará na proteção dos raios mais nocivos, uma outra opção são os óculos e as lentes de contato;
Os óculos de sol são eficientes por partes, pois mesmo com ajuda desse acessório, os raios podem entrar pelas laterais;
"Nem todos os óculos de sol têm o mesmo nível de proteção. Um par de óculos de sol eficaz deveria poder bloquear os raios UVA e UVB. Enquanto todos os óculos de sol bloqueiam a radiação UVB, um bom par de óculos de sol também deve ser medido para bloquear de 99% a 100% dos raios UVA";
Os óculos mais recomendado nesse caso, são aqueles que tem lentes grandes e ficam próximos dos olhos, óculos caros e de lentes polarizadas nem sempre são garantia de uma proteção eficaz;
"Os óculos de sol de má qualidade – sem proteção certificada contra os raios UVA/UVB – podem causar mais danos aos olhos do que não usá-los. Isto porque as lentes escuras fazem dilatar as pupilas dos olhos, deixando entrar mais raios UVA/UVB que irão prejudicar a retina e o cristalino dos olhos";
Vale lembrar que crianças também devem usar filtros solares e óculos de sol, pois os efeitos do raios são acumulativos, então quanto mais os olhos estiverem expostos aos danos, maior a chance de desenvolver doenças com o passar dos anos.
"Seguindo recomendações oftalmológicas, na hora de comprar os óculos de sol, deve levar em consideração em primeiro lugar o nível de proteção contra a radiação ultravioleta (UVA e UVB) que as lentes oferecem. Esta informação deve estar disponível, no momento da compra, seja no adesivo afixado aos óculos ou em livretos contendo informações técnicas sobre o produto".
Então gente é isso, espero que com essa explicação sobre os malefícios dos raios em nossos olhos, tenha ajudado a todos entenderem a importância de uma proteção eficaz e saudável a nossa querida visão.
É isso, um grande beijo e aproveitem o verão!!!
Fonte de pesquisa: Blog Br. Marcelo Vilar (Oftalmologista)
http://marcelovilar.com.br/a-radiacao-uv-e-seus-efeitos-nos-olhos/